Image Map

07 abril 2017

Viajei no chá

Sempre que estou fazendo algum trabalho eu acabo mergulhando num mundo imaginário. Minha cabeça viaja. Ás vezes lembro da situação em que comprei o material, de onde me inspirei, as possibilidades de trabalho. Daí começo a pensar sobre quem vai recebê-lo, como vai usá-lo, na expressão da pessoa quando abrir o pacote. Alguns eu vou mais além. Disperso do que estava pensando pra entrar no Google e tentar descobrir como ele foi criado. 


No caso dessa peça eu viajei no chá. Eu amo tomar chá. Tomamos muito aqui em casa. De vários tipos, para várias finalidades. E aí me ocorreu...Quem foi a pessoa que descobriu os benefícios? Quem teve a ideia de esquentar água e jogar uma plantinha dentro, tomou e gostou do que provou?



                           

Então vai lá! Esquenta uma água, separa seu sachê e leia esse resuminho do que descobri.



A história do chá remonta a época um tempo de 5000 anos atrás. Na China, o governo do Imperador Sheng Nong instituiu uma lei que obrigava o povo a sempre ferver a água antes de beber. Ele, que era considerado um cientista, tentava conter uma doença epidêmica durante o seu reinado.

Um dia, enquanto descansava embaixo de uma árvore, uma folha caiu sobre uma xícara de água que ele deixou para esfriar. Percebeu que a água ganhou um tom castanho. Resolveu bebê-la. Sentiu um aroma refrescante. E partir de então, o chá passou a ser muito consumido por séculos pela população oriental e templos budistas.



Curiosamente, muita gente associa a tradição de beber chá aos britânicos. Mas essa bebida entrou na Europa só em 1560, pelos holandeses, que fizeram a primeira importação da China, e posteriormente, os portugueses que passaram a consumi-la. Ele apenas chega à Inglaterra quase cem anos depois, em 1652, pela portuguesa, Catarina de Bragança, filha do Rei D. João IV. A primeira encomenda de chá da Inglaterra foi em 1664.


Adoro um pouquinho de cultura inútil! Esperam que vocês também. ;)

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...